domingo, 20 de novembro de 2016

O Dia Mundial da Consciência Negra


Hoje vou falar sobre a consciência negra que tem uma data de muita importância, o dia 20 de novembro que cita as dificuldades que os negros passaram há tempos atrás com a escravidão em senzalas das fazendas do século passado. A data foi escolhida por causa da morte de Zumbi dos Palmares que foi o último líder do Quilombo dos Palmares, e essa data foi escolhida para homenagear esse homem na foto acima, está Zumbi, o escravo   e a princesa Isabel que assinou a carta de abolição da escravatura, libertando os escravos da escravidão das senzalas nas fazendas do século passado, mas mesmo depois de muito tempo da abolição da escravidão no Brasil ainda nos dias atuais e em pleno século XXI, ainda existe a figura da pessoa de pele negra sendo julgada por sua cor, pelo seu jeito de ser, pelo seu comportamento, exemplo claros de preconceito para com o negro temos do negro para com próprio negro e do branco para com o negro.

É muito triste ter que debater assuntos como o preconceito pois o povo brasileiro, é um povo miscigenado com a mistura de várias raças em seu DNA. Temos como exemplo de preconceitos com os negros o caso da jornalista Maria Júlia Coutinho onde ela sofreu diversos ataques através da internet em suas redes sociais. Temos, também, o caso da atriz Taís Araújo que também sofreu ataques em suas redes sociais dentre outros casos não  publicizados pela mídia.
É importante destacar que por conta do Dia Mundial da Consciência Negra está passando na televisão uma propaganda de conscientização de que o negro merece respeito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário